quinta-feira, 3 de março de 2011

A importância da criação dos Comitês Comunitários

A história, as conseqüências, as necessidades que as chuvas dos dias 11 e 12 de janeiro deixaram exigem um conjunto de ações para a reconstrução da vida das pessoas, do ambiente da convivência, das condições de trabalho.
Para acompanhar as ações do Poder Público e mobilizar energias que possam contribuir na árdua tarefa da reconstrução, necessário se faz a organização das comunidades.  A criação dos Comitês em cada localidade onde os acontecimentos deixaram profundas marcas será um instrumento para que a comunidade tenha voz e vez no processo. E qual o papel dos comitês?
Registro histórico: Relatar o acontecimento na comunidade, com fotos, vídeos. As pessoas que perderam a vida, as pessoas que perderam suas casas, seu trabalho, as pessoas que atuaram no socorro e na organização do acolhimento, do suprimento.
Relatório das necessidades: Para recomeçar, o que precisa a comunidade? Moradias, pontes, material para trabalhar, apoio psicológico, tudo enfim que deva ser registrado, de modo a orientar e facilitar as ações do poder público, bem como o acompanhamento das medidas.
Acompanhamento das medidas: Após os primeiros momentos, muitas vezes, a comunidade fica esquecida ou preterida. O comitê deve existir para acompanhar, cobrar, dialogar com as autoridades, divulgar na imprensa.
Como organizar os Comitês: Cada comunidade que sofreu algum dano deve organizar seu comitê, preferencialmente através das associações de moradores, assegurada participação das lideranças que estiveram a frente do processo desde o início. O comitê deve deliberar sobre as pessoas que falarão em nome da comunidade, para efeito de participação em reuniões, divulgação de notas para a imprensa.
Para montar o Comitê deverá ser chamada uma reunião com a participação de todos que vem atuando na comunidade, de forma a não inibir nenhuma participação.
Cada comitê, além da definição de quem representa a comunidade, deve definir responsáveis por:
·         Registro histórico – Coleta e organização de fotos, vídeos, documentos importantes
·         Relatório de necessidades – Relação de todas as necessidades da comunidade
·         Órgãos e pessoas de contato – Telefone e e-mail de todas as pessoas  e órgãos que sejam importantes para o processo de reconstrução
·         Ata dos encontros e reuniões – Registro do que foi tratado, quem estava presente e as ações deliberadas(quem vai fazer e quando)

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